Quanto do seu dinheiro realmente é seu? Dicas de crescimento financeiro e pessoal.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Guardar dinheiro é bom para a economia?

post8.jpgDurante a ultima crise 2008/09, o governo brasileiro criou uma série de incentivos fiscais para automóveis e produtos da linha branca (geladeiras, fogões etc.). Seu objetivo foi promover o consumo, esvaziando estoques e fortalecendo a cadeia produtiva.

Muitos acreditam que essa foi a chave para driblarmos a crise, apesar do resto do mundo adotar essa estratégia sem obter êxito.

Durante esse momento delicado da economia, eu e minha esposa decidimos nos livrar das dívidas e construir um futuro melhor para nós e nosso filho. Nossa saúde financeira decolou ao mudarmos hábitos e evitarmos "imperdíveis" reduções de IPI em eletrodomésticos, carros e outros bens. Temos a certeza que outras pessoas irão comprar o que estiver em promoção, mas nós temos uma meta para nossas vidas.

O fato é que poupando também contribuímos com a economia do país.

Mas meu dinheiro está parado no banco!

A menos que você guarde dinheiro embaixo do colchão, ele será utilizado pela instituição onde está depositado.

A caderneta de poupança que mantém suados tostões do trabalhador, empresta dinheiro para os financiamentos imobiliários que surgem na onda do "minha casa, minha vida". Portanto, dinheiro na poupança é contribuição para a construção civil.

Alguns fundos de investimentos beneficiam setores específicos da economia. Diversos bancos estão criando fundos direcionados para as olimpíadas, cujo foco são empresas de infraestrutura (tais como energia, telefonia, logística, construção etc.), que captarão recursos do governo afim de dar suporte ao evento em 2014.

O mercado de ações permite que "depositemos" nosso dinheiro em empresas, selecionando as que gerenciem esse capital de maneira eficiente para expandir.

Quando eu deposito meu dinheiro no banco ao invés de comprar aquela TV (do tamanho de minha parede), outra pessoa comprará a mesma TV tomando meu dinheiro emprestado da instituição. O dinheiro será gasto do mesmo jeito, exceto pelo fato de que eu receberei juros (poucos) enquanto a outra pessoa os pagará (muitos).

Como você pretende incentivar a economia?

Gastando ou investindo, você estará contribuindo com o mercado.

Reflita, tenha metas para seu futuro e bom senso em suas escolhas.

Independente do caminho que tomar, lembre-se que existem alternativas melhores que guardar dinheiro no colchão.

*Foto creditada a www.sxc.hu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...