Quanto do seu dinheiro realmente é seu? Dicas de crescimento financeiro e pessoal.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Lições de Grandes Homens

Estudando a trajetória de vida de grandes homens, podemos identificar valores que pavimentem nosso caminho para o sucesso. post2.JPG

Seja Tenaz

"Qualquer um pode ser um homem normal, mas aqueles que ficarem acima disso jamais retornarão." - J. Ogden Armour, Fundamentos do Sucesso (1920)

Mais que qualquer outra, uma lição é básica em todos livros que li: nunca desista. Se você tem uma meta ou sonho, corra atrás. Se existe um grande motivo para acreditar nisso, então lute. Não é perseguir feito louco ou com ganância, mas sim fazer seu melhor para ter o que almeja. Grandes homens enfrentam grandes desafios para alcançar suas metas. Em tudo o que fizer, faça seu melhor. E lembre-se: a estrada para riqueza é pavimentada com metas.

Tenha Auto-Controle

"É mais fácil suprimir um desejo inicial, que os desejos seguintes." - Benjamin Franklin, O Caminho para a Riqueza(1758)

Benjamin Franklin é famoso por sua busca de auto-controle. Franklin se comprometeu a adquirir 13 virtudes, e desenvolveu um sistema de se monitorar diariamente o quanto ele estava disciplinado nesses ideais. Não há nada errado em desvios ocasionais. Se os desvios se tornarem hábito, isso pode afetar sua vida e até destruí-lo. Se você tem hábitos que prejudicam seu potencial, treine auto-controle.

Faça a Coisa Certa

"Para ser verdadeiramente rico, independente de ter uma fortuna ou não, um homem deve ter seus próprios valores. Caso seus valores não sejam significativos, nenhuma quantidade de dinheiro irá esconder o vazio de sua vida." - John Paul Getty, Como ser Rico (1961)

Tenha um "Código de Honra" e siga-o. Seu código de honra pode vir de sua fé, educação ou família. Não importa de onde venha, faça dele seu modo de vida. A vida é cheia de tentações. Quanto mais você tem, mais pessoas irão tentá-lo com ganhos rápidos ou com "favores". Muitos homens sucumbem a isso e nunca atingirão suas metas por deixar seus princípios de lado. Os livros que li estão cheios de histórias de homens que resistiram a tentação e acreditam que isso foi a chave do sucesso. Não engane a si mesmo. Seja honesto. Trabalhe duro. E abrace a regra de ouro.

Abrace a Regra de Ouro

"Boa vontade é uma das poucas virtudes realmente importantes na vida. Um homem determinado pode ter tudo o que deseja, mas sem boa vontade não terá muito." - Henry Ford, Minha Vida e Trabalho (1922)

James Cash Penney - o homem por trás da J.C. Penney cadeia de lojas norte americana - acredita que o sucesso pode ser mensurado no modo de como um homem trata os outros. Em seu livro, 50 anos com a Regra de Ouro Penney descreve uma longa vida guiada pela máxima: "Faça aos outros o que desejaria que fosse feito contigo." Mais um grande homem que acreditava nisso. Eles crêem que suas fortunas não vieram da busca pelo dinheiro, mas sim, fazendo algo de valor para os outros. Com essa visão conseqüentemente vem os ganhos. Em negócios com amigos, familiares ou estranhos, trate-os como gostaria de ser tratado. Isso constrói capital social, fortalecendo os laços ao seu redor.

Pense Primeiro no Futuro

"Muitos homens são pobres hoje, apesar de trabalharem como escravos, não sabem economizar." - Orison Swett Marden, Jovens nos Negócios (1903)

Outro tema comum nos livros é a importância de economizar. "Pense no futuro", é um conselho valioso. Se conseguir economizar 10 ou 20% do que ganha, sua fortuna irá crescer além do alcance de sua visão. Um pouco desse dinheiro deve ser investido em algo que seja confortável para você. (Você deve aprender conceitos de metas e diversificação se ainda não os tiver). Certa quantidade deve ser colocada em um fundo de emergência. Economizando estará usando a inteligência contra um futuro incerto.

Quite Dívidas

"Tenha certeza que dívidas dão mais dor de cabeça que fazer algo indesejado." - Thomas Jefferson, Carta para sua Filha Martha (14 June 1787)

Dívida é escravidão. Quando pega dinheiro emprestado de alguém, você trabalhará para ela e não para si. Muitos jovens se afundam em dívidas - Eu mesmo fiz isso. E aqueles que não controlam seu impulso acabam ficando sempre pobres. Quando paga juros a alguém você não ganha nada com isso. O endividado tem opções limitadas. Você não pode escolher viajar pelo país em férias. Não pode deixar o serviço que odeia. Se fizer, quem pagará as contas? Não traga a sua vida algo que perderá valor sem agregar.

Tenha Saúde

"O fundamento do sucesso na vida é a boa saúde: é a base para ter sua felicidade e fortuna; Uma pessoa não pode construir uma fortuna estando doente." - P.T. Barnum, A Arte de Ganhar Dinheiro (1880)

Sua saúde é a grande meta. Sem ela não se pode trabalhar, nem ter renda. Saúde permite se engajar em atividades produtivas. Ela permite aproveitar momentos com a família e amigos. Permite viver com vigor. Mantenha sua saúde. Não negligencie seu corpo. Coma bem. Se exercite regularmente. Se beber ou fumar, faça com moderação. Você não viverá para sempre, mas com esses cuidados, chegará perto!

Não Cobice

"Desejando estar na moda para acompanhar os amigos, muitos jovens adiam seu futuro." - Orison Swett Marden, Jovens nos Negócios (1903)

Nunca se compare aos outros. Poderá achar uma maneira de fazer as mesmas coisas que eles fazem. Seu melhor amigo comprou um Ford Mustang, de repente você também deseja um. Os colegas da empresa vão beber as sextas feiras mas você está quebrado - a tentação de participar, ter o que os outros tem pode ser insuportável. Mantenha o foco em si mesmo e em como essa atitude pode afetar suas metas. Não seja invejoso.

Viva Modestamente

"Este é o dever do homem rico … Ser um exemplo de modéstia, vida sem ostentação ou arrogância." - Andrew Carnegie, O Evangelho da Riqueza (1889)

Esse é o Par do "Não Cobice". Não se deve permitir que as posses de seus amigos influenciem nas suas decisões de gastos e tenha consciência de sua influência sobre eles. Se não tem dinheiro, não gaste. Tudo bem se comprar produtos de qualidade, mas não exagere. Viva simples e bem.

Pratique a Paciência

"Não importa o quão grande é talento ou esforço, algumas coisas levam tempo: não se pode fazer um bebê em um mês engravidando nove mulheres." - Warren Buffett, Relatório Anual da Berkshire Hathaway (1985)

Muitos homens querem ficar ricos rápido. Procuram por dinheiro fácil. Querem perder peso agora, jogar golfe profissionalmente agora, crescer na empresa agora. A obsessão pelo agora é um problema. Em seu novo livro Outliers, Malcolm Gladwell escreve que a diferença entre aqueles que tem sucesso e aqueles que não tem é de 10.000 horas - o equivalente a 5 anos de trabalho em período integral.

Seja Generoso

"Voluntariado contagia as pessoas. Funda hospitais, promove a caridade, estabiliza escolas e influência educacionalmente as pessoas." - Samuel Smiles, Voluntariado(1875)

Não cresci com uma cultura generosa. É algo que estou aprendendo. Mas como vejo essa atitude de pessoas próximas a mim, tenho certeza que o gesto traz satisfação - e também conhecimento. Não seja materialista. Compartilhar pode te trazer benefícios também.

Seja Moderado

Vá em frente e faça acontecer!

*Foto creditada a www.sxc.hu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...