Quanto do seu dinheiro realmente é seu? Dicas de crescimento financeiro e pessoal.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Viajar em Férias

post6.jpgQuando falamos de viajar em férias, vem a mente descanso, relaxamento, deixar o stress de lado. Saiba que se não tiver um planejamento, obterá exatamente o contrário.

O que acha de ter uma poupança destinada as férias, traçar um itinerário agradável e flexível independente do destino?

Cansou de durante suas férias ter problemas de agendamento ou de explosão no cartão de credito?

Mostrarei como elaborar um planejamento antecipado de suas férias, livre de dores de cabeça.

O guia turístico

Adquira vários guias referentes ao seu destino, pois nenhum engloba tudo o que precisa. Um terá como foco culinária e restaurante, outro a hospedagem, boates e casas noturnas...

Esteja certo de que possui guias atualizados, com todos os aspectos necessários para uma boa viagem: hospedagem e alimentação, compras, pontos turísticos, mapas detalhados, cultura local, transporte etc.

E principalmente, o folheto te motiva a fazer a viagem?

Elabore o itinerário

Coloque em uma planilha todos os destinos e ao lado o tempo ideal para visitar cada um (encontrado nos guias de viagem). Assim é possível confrontar o tempo necessário para as visitas com o tempo disponível de férias.

Leve em conta também o tempo de transporte, que pode ser otimizado reorganizando o itinerário. Pesquise online o horário de ônibus, trem e avião afim de encontrar a melhor proporção tempo x dinheiro. Considere também o aluguel de carro, buggy ou mula.

Faça observações em sua planilha referentes a hospedagem. Inclui café da manhã? Tem atividades para os hospedes? Qual a melhor forma de pagamento? Hotéis que incluem refeições "podem" trazer uma boa economia de tempo e dinheiro. Caso seu objetivo é ter uma aventura gastronômica, esqueça.

Observações importantes incluem datas e horários. Horários de expediente em pontos turísticos, abertura de eventos e datas festivas podem evitar surpresas.

Com uma planilha de custos controle a aquisição de lembranças locais, estipule um valor máximo a ser gasto diariamente com cartões postais, chapeis, chaveiros e outros souvenires. Controle também os gastos com as atividades turísticas como entradas de parque ou zoo.

Orçamento

Divida o valor total dos gastos pelo número de meses até as férias. Então você saberá quanto deve guardar mensalmente. Se ficar pesado para seu bolso, adie a viagem em alguns meses ou reveja seu itinerário.

Crie uma poupança para esse fim. Muitos bancos disponibilizam serviços de depósito agendado que auxiliam essa tarefa.

Agora você pode oficializar a viagem efetuando as reservas de hotéis. Não esqueça de registrar valores pagos com antecedência. Inclusive imprima e armazene em uma pasta os comprovantes de reserva, depósito e notas fiscais. Leve consigo a pasta na viagem, pode te salvar de situações inconvenientes.

Crie seu próprio guia de viagens

Recorte fotos e textos dos guias de viagens. Faça um caderno com foto, endereço, telefone e site dos hotéis, atrações e meios de transporte.

Documentação à mão

Tire cópias dos documentos de todos os envolvidos na viagem e passaportes caso vá ao exterior. Cópias também dos cartões bancários. Será muito útil caso perca os originais ou seja roubado. Avise sua operadora de cartão de crédito qual seu destino, pois ao tentar utilizar o cartão em outro país ele pode ser bloqueado por fugir do seu roteiro normal (suspeita de roubo).

Reserve uma página com números de emergência da região. Caso vá para o exterior, pesquise se existe uma embaixada ou consulado brasileiro, anote o endereço e telefone. Procure-os também para saber se seu destino é apropriado (motivos religiosos, criminalidade, doenças etc.).

Monte cadernos com todos esses papéis e distribua uma cópia a cada viajante. Deixe uma cópia adicional com alguém que não vá junto, amigo ou parente próximo.

Lendo esse artigo o que acha de planejar umas férias? Deu vontade de sair pelo mundo? Comente!

*Foto creditada a www.sxc.hu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...