Comprar seu primeiro carro pode não ser uma experiência interessante em termos financeiros, pior ainda adquirir um segundo automóvel. Caso o veículo seja para uso familiar, perceba que talvez ele está longe de ser prioridade na sua vida.
O direito de ir e vir
Ter seu meio de transporte para locomoção diária ou nos fins de semana permite liberdade em termos de horário, trajeto e privacidade.
Terceirizar o próprio transporte pode não ser a forma mais tranquila de se deslocar em nossos centros urbanos. Para muitos de nós nem passa pela cabeça utilizar o transporte público coletivo ou mesmo andar de taxi, pois não abrimos mão da comodidade conquistada adquirindo um carro.
Mas na ponta do lápis, qual o real impacto no orçamento ao comprar e manter um veículo? Que custo tem essa comodidade? Vamos capitalizar esse transporte pessoal, afim de verificar sua influência em nossas finanças.
A análise de ir e vir
O sentimento de alegria ao se obter um carro zero ou não, começa a perder o brilho diante das frequentes visitas ao posto de gasolina. Mais ainda na hora das revisões, fundamentais para a segurança de quem faz uso do veículo. "Comprarei um carro zero para não me preocupar com manutenção" diz o sábio, mau ele imagina que para não perder a garantia deve fazer todas as revisões seguintes na rede autorizada, um verdadeiro assalto.
Independente de onde resida, a atitude de adquirir um carro zero ou seminovo e não contratar uma apólice de seguro total, pode ser considerada uma grande imprudência em vista da quantidade de roubos, acidentes e catástrofes naturais que testemunhamos diariamente através dos telejornais.
Os precavidos adquirem o carro a vista, já a grande maioria sai com um carro da loja e recebe uma bíblia em seguida. O simples fato de tirar um carro zero da loja faz com que você perca entre 4% e 11% do valor do veículo. Para um carro seminovo a desvalorização não é tão cruel.
Ainda temos o IPVA e a mensalidade do estacionamento, dependendo do seu trajeto leve em conta o pedágio.
Colocando na ponta do lápis, temos uma percepçao de forma simples e direta.
Quanto pesa no bolso?
Percorro diariamente 26km em trajeto urbano que compreende Trabalho > Faculdade > Casa. Pretendo comprar um carro popular com alguns opcionais e mantê-lo por 5 anos. Veja a seguir o peso de cada ítem nessa decisão.
- Valor do veículo: R$30.000,00 a vista (R$40.000,00 financiado)
- Seguro: R$1.000,00 (casado, 28 anos, 1 filho)
- Consumo: 12km/L(urbano), R$2,50/L e 28 dias/mês > R$1.800,00/ano
- IPVA, Seguro e Licenciamento: R$750,00/ano
- Desvalorização: R$2.000,00 (só de sair da concessionária)
- Estacionamento: R$70,00/mês ou R$770,00/11meses
- Revisões: considerando 20.000km/ano seriam 3 revisões no 1º ano algo próximo aos R$1.000,00
Levarei em conta que a desvalorização nos anos seguintes será na faixa de R$1.000,00/ano, porém a manutenção aumentará para R$1.300,00/ano. Terei gasto ao longo de 5 anos um total de R$63.800,00 com meu carro popular, ou seja R$1.063,33/mês.
No título diz que eu economizaria R$800,00!
Certo, caso eu resolva andar de ônibus: R$2,70/passagem, 3 passagens/dia. Gastarei ao final de 5 anos R$13.608,00. Isso representa R$226,80/mês.
Se eu optar por não comprar o carro, guardar esse valor mensalmente e me deslocar de ônibus, economizarei R$836,53/mês. Valor que posso aplicar todo mês em um fundo que renda 8% ao ano, acumulando R$61.452,78 em 5 anos.
Incrível não é?
Seja moderado
Claro que eu e você não sairemos vendendo nossos veículos para andar de ônibus. Eu possuo carro e moto e não abro mão dessa comodidade. Meu objetivo é mostrar a possibilidade de realizar sonhos, com a simples atitude de analisar a viabilidade do que fazemos no dia a dia. Compre seu carro, mas analise seu gasto com os demais recursos - água, luz, telefone etc. -. Mantendo um orçamento pessoal detalhado, quem sabe suas metas pessoais estejam mais perto do que imagina.
Seja moderado e não esbanje. Para crescimento pessoal leia também Lições de Grandes Homens .
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*Foto creditada a www.sxc.hu
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